No final de dezembro de 2022, a moda se mostrou mais uma vez zeitgeist da sociedade. O evento Fashion X AI, que ocorreu no sudeste da China, na região autônoma de Hong Kong, surpreendeu os convidados com seu ar moderno, futurista e um tanto quanto alienígena.
O desfile reuniu mais de 80 criações de 14 designers diferentes e teve justamente em suas peças aquilo que o tornou tão peculiar, não só pela beleza e estruturação das criações mas a forma como elas foram feitas. Os designs não eram completamente humanos.
LEIA MAIS
Quem auxiliou os estilistas a dar vida às peças inusitadas foi o software de inteligência artificial AiDA - Assistente de Design Interativo baseado em IA. O sistema é sustentado por algumas das tecnologias de Inteligência Artificial às quais estamos nos adaptando cada dia, como reconhecimento, detecção e geração de imagens. O processo envolve fazer o upload de rascunhos, materiais e das cores em um mood board digital, e então o algoritmo gera uma “planta” das roupas que poderão ser ajustadas e incrementadas pelos designs.
Mountain Yam, um dos designers que vem fazendo uso do AiDA, compartilhou parte do desfile em suas redes socias.
O programa foi desenvolvido em uma parceria entre alunos e futuros doutores formados pela AiDLab, sediada em Hong Kong. O CEO responsável, Calvin Wong, revela que o intuito é que o software seja uma ferramenta de apoio para os estilistas: “AiDA é um assistente para designers de moda apenas para ajudá-los, você sabe, a trabalhar juntos (...) Designers e IA podem trabalhar juntos para criar a coleção final.”, disse ele.
O programa já está disponível em parte da Ásia e na Europa e, segundo Wong, o sistema é capaz de produzir cerca de uma dúzia de novas peças em 10 segundos, o que pouparia muito o tempo dos designers. O criador de moda Mountain Yam vem fazendo uso dele nos últimos seis meses e contou que além de poupar tempo o AiDA ainda o serviu como uma fonte de inspiração.
Pessoas presentes no desfile do dia 19 de dezembro compartilharam que a experiência foi definitivamente meio alienígena e emocionante com os modelos exibindo as peças que iam de saias até jaquetas translúcidas por entre os presentes, usando máscaras em azul cromático.
O novo sistema nos dá uma breve ideia do que pode ser o futuro não só da moda mas do mundo de um modo geral. A IA tem se tornado cada vez mais presente, desafiando os limites estabelecidos entre mundo virtual e físico. Já o diálogo entre esses dois mundos dentro do universo fashion por hora é um mundo de possibilidades com diversos caminhos que podem nos levar a experiências inusitadas como foi a Fashion X AI.
Foto Destaque: Fashion X AI, evento une moda e inteligência artifical. Reprodução/Rex Li